Foto de Francielle Oliveira

A Cáritas Brasileira está celebrando 60 anos de caminhada no Brasil durante o V Congresso, realizado em Aparecida no período de 09 a 13/11, com tema “Pastoralidade e Transformação Social”. Adriano Leitão e ir. Erbenia Sousa compõem a delegação cearense no evento onde se definirá as prioridades da entidade para os próximos cinco anos, e que também presta homenagem da rede aos 300 anos de aparição da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que será comemorado ano que vem pela igreja católica do Brasil.

SEMANA DA SOLIDARIEDADE

Em sintonia com a Rede Cáritas, a Cáritas Diocesana de Crateús (CDC) realizou diversas atividades nas regiões dos Inhamuns e Crateús pela Semana da  Solidariedade, no período de 1 a 7 de novembro. Primeiramente as/os próprios agentes Cáritas fizeram uma profunda reflexão sobre o significado de ser solidária/o ontem e hoje, momento que serviu de inspiração para o planejamento das ações junto de grupos e comunidades acompanhadas, na perspectiva de promover reflexões e gestos concretos.

Momento ecumênico em Poranga

Em Poranga, pelo Programa 1 Milhão de Cisternas, as famílias foram chamadas para assinatura de termo de recebimento das tecnologias e o local que acolheu o evento foi um templo da Assembleia de Deus, algo diferente uma vez que na maioria das vezes lideranças católicas articulam esse tipo de ação. Então os agentes Cáritas presentes aproveitaram a feliz oportunidade para fazer uma reflexão sobre a importância do ecumenismo, especialmente a memória dos 500 anos da reforma protestante, comemoração comum pela qual o Papa francisco participou na Suécia junto a líderes luteranos. Entre as próprias/os beneficiárias/os havia protestantes de várias denominações, o que fez o próprio ato em si um exercício de tolerância e diálogo fraterno respeitando as diferenças.

Partilha na Pedra Branca

Na comunidade Pedra Branca, Crateús, foi feita partilha de alimentos e roupas doadas pelo Colégio Vitória e reflexão sobre o significado de solidariedade libertadora proposta por Dom Helder Câmara na fundação da Cáritas no Brasl, ideal semelhante ao que implantou na Diocese de Crateús Dom Fragoso, da quela CDC é herdeira. A celebração foi organizada em parceria com a Frente Social Cristã.

Encontro do voluntariado em Quiterianópolis

Em Quiterianópolis e Ipaporanga foram realizados encontros com voluntárias e voluntários da CDC. Além de uma roda de conversa sobre solidariedade, as reuniões também serviram para planejar atividades concretas nos municípios, a partir da ação voluntária. A Cáritas de Crateús quer promover ações do voluntariado em todas as paróquias onde tem intervenção, e cada dia mais acolhe novas pessoas dispostas a doar parte de suas habilidades e disponibilidade em prol de quem mais precisa.

Partilha da Semana da Solidariedade

No dia 06/11, domingo, a celebração eucarística na Catedral de Crateús acolheu uma fala de irmã Erbenia Sousa, coordenadora da CDC, sobre a Semana da Solidariedade. Na segunda (07/11), agentes Cáritas fizeram partilha do que viram, ouviram e sentiram nas várias reuniões e momentos vividos com pessoas de todas as áreas diocesanas. Foi momento de também celebrar a vida e reafirmar o compromisso radical de cada membro da família Cáritas com as/os mais excluídas/os.