Vindos e vindas de todas as regiões do Brasil, já estão em Crateús cerca de mil pessoas, entre feirantes, voluntárias/os, artistas, militantes e profissionais liberados que estão construindo a XII Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária dos Inhamuns/ Crateús. O evento que acontece nos dias 02 e 03 de junho, na praça dos Pirulitos, na sede crateuense, é considerado o maior evento dessa natureza em todo Semiárido Brasileiro. Com objetivos de propor uma nova economia, relação fraternal campo e cidade, apoiar a cultura popular e fortalecer a agricultura familiar, o evento deve movimentar cerca de 20 mil pessoas durante as duas noites.

No primeiro dia oficial da Feira a animada chegada das/os empreendedoras de 31 municípios do Ceará, irmanadas/os com representantes de 18 estados do Brasil mostrou um aperitivo do clima fraternal que tem esse grande encontro. “Eu venho participar pela primeira vez e estou muito empolgada. Já ouvi falar muito bem desse espaço e é uma honra pra mim hoje está construindo isso também”, comentou Milena Camelo, voluntária. Seu João Paulo, da comunidade Serra dos Paulos, município de Parambu, demonstrou-se agradecido pela oportunidade de participar da Feira. “Quero muito participar das palestras pra aprender coisas novas, coisas que não têm no meu município e mostrar o que a gente produz”, argumentou.

No período da tarde houve a Assembleia dos Feirantes, na qual foi feito um resgate das últimas edições da Feira. Posteriormente, houve a participação especial da irmã Lourdes Maria, vice-presidente da Cáritas Brasileira e representante da Feira de Economia Solidária de Santa Maria, a maior do mundo. “A nossa começou modesta como essa, e também cresceu e ganhou uma enorme proporção de resistência. E hoje consideramos essa Feira nossa irmã na luta por uma outra forma de fazer economia, a partir das comunidades e de pessoas excluídas”, declarou. Na conclusão deste momento as empreendedoras e empreendedores fizeram nivelamento dos preços dos produtos a serem comercializados.

Abertura Oficial

Na noite desta quinta será realizada a abertura oficial deste que é considerado o maior evento da região de Crateús, com a fala de autoridades e feirantes. Animado pelo III Festival de Sanfona, um grande público deve circular pela praça dos Pirulitos, onde serão vendidos produtos da agricultura familiar, artísticos, artesanatos e culinária do Sertão, todos por um preço justo.

Chegada de feirantes